HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO DE INFORMAÇÕES PRESTADAS AOS ACOMPANHANTES DOS PACIENTES CIRÚRGICOS

Resumo

Introdução: O foco da humanização no centro cirúrgico, não é limitado somente ao atendimento do paciente, além disso, existe a preocupação com a satisfação dos familiares, que possuem um importante papel para a recuperação do paciente. As orientações relatadas ao paciente ou acompanhante são de suma importância, permitindo encarar a situação com maior tranquilidade. Objetivo: Investigar as informações prestadas aos acompanhantes dos pacientes cirúrgicos. Causística e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal e analítica com abordagem quantitativa, realizada no período de Julho a Setembro de 2016. Foram sujeitos do estudo, os acompanhantes dos pacientes cirúrgicos de um hospital de ensino do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada, após aprovação do Comitê de Ética (parecer nº 1.649.954), e elaboração de instrumento composto por caracterização sociodemográfica e informações relacionadas aos pacientes. Resultados: Participaram da pesquisa, 100 acompanhantes que aguardavam por informações dos procedimentos cirúrgicos de seus familiares. Destes, 82% eram do sexo feminino. Houve destaque com relação à idade, a faixa etária estava entre 31 a 40 anos (n=26; 26%), escolaridade nível médio (n=43; 43%) e esposas (n=37; 37%). Os acompanhantes relataram que receberam informações e esclarecimento de dúvidas (n=48; 48%), entenderam as informações no painel informativo (n=90; 90%), acompanharam os acontecimentos com os pacientes (n=83; 83%), não receberam informações verbais (n=52; 52%) e entenderam as informações dos profissionais (n=48; 48%). Dos acompanhantes pesquisados, 52 (52%) relataram não ter recebido nenhuma informação. Conclusão: A humanização deve ser entendida pelos profissionais da saúde como um dever, ou seja, é um legado para prestar cuidado às pessoas. Portanto, a partir de sua interação com pacientes e seus familiares podem lhes minimizar angústia, medo, ansiedade e insegurança. As informações fornecidas pelos profissionais do Centro Cirúrgico devem ser esclarecedoras e consistentes, para transmitir conforto e serenidade aos acompanhantes dos pacientes na sala de espera.

Publicado
dezembro 21, 2017
Como Citar
ROSSI CAVERZAN, Thamiris Cristina et al. HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO DE INFORMAÇÕES PRESTADAS AOS ACOMPANHANTES DOS PACIENTES CIRÚRGICOS. Arquivos de Ciências da Saúde, [S.l.], v. 24, n. 4, p. 37-41, dez. 2017. ISSN 2318-3691. Disponível em: <https://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/735>. Acesso em: 20 jun. 2021. doi: https://doi.org/10.17696/2318-3691.24.4.2017.735.
Seção
Artigos Originais

Palavras-chave

Humanização; Informação; Acompanhantes de Pacientes; Centro Cirúrgico; Enfermagem.